Confira o nosso
Guia de aprendizagem

O Guia de Aprendizagem é uma ferramenta pedagógica para apoiar os profissionais da educação com a oferta dos seguintes materiais:

  • Conteúdo pedagógico desenvolvido para a construção do jogo digital;
  • Manual do jogo digital, aqui você encontrará o passo a passo de como implementar o jogo digital para promover maior engajamento e mobilização de ainda mais estudantes e de forma inclusiva;
  • Saiba +Caatinga, uma curadoria de materiais para aprofundar os conhecimento sobre a biodiversidade da Caatinga contendo relatórios, filmes, documentários, podcats e outros;
  • As unidades de conservação mais proxima da sua região.

Construção do jogo

O jogo digital A menina que vira Sabiá foi desenvolvido para contribuir com o ensino sobre o bioma da Caatinga e toda a sua biodiversidade. O jogo tem como público-alvo os estudantes do ensino fundamental dos anos finais ( 6º ao 9º ano). Apresentamos aqui um jogo digital por imersão em que a personagem Iris conduz, a partir de uma narrativa lúdica e cheia de referências da cultura nordestina, em especial, ilustrações dos cordéis, os conteúdos propostos em cada etapa do jogo. O diálogo envolvente desperta no estudante uma curiosidade de progredir e de imergir na história da guardiã, promovendo um diálogo fluído e rico em ensinamentos sobre o bioma. Dessa forma, o jogo foi construído em formato de chatbot com linguagem acessível e com uma narrativa cativante, buscando ser dinâmico, criativo e desafiador para gerar impacto e despertar o interesse dos estudantes.

A estrutura do jogo A menina que virou sabiá foi organizada nas seguintes etapas:

Primeira etapa

1

Apresentar os pontos principais do bioma da Caatinga: fauna, flora, solo, habitantes, extrativismo vegetal e mineral e a água e suas

Segunda etapa

2

Apresentar as formas como as pessoas podem se relacionar com os desafios encontrados na Caatinga.

Terceira etapa

3

apresentar e ampliar os conhecimentos sobre as consequências do relacionamento com o bioma.

Saiba mais sobre o Cordel

Toda construção visual do jogo foi inspirada nos elementos característicos presentes na literatura do cordel. Baixe o manual de construção da marca e confira como foi realizado esse estudo e as nossas principais inspirações.

Manual do jogo

A entrar no jogo A menina que virou Sabiá, você será recebido pela nossa Guardiã da Caatinga, que irá te conduzir a uma jornada de descobertas e aprendizados sobre a preservação e conservação do nosso bioma Caatinga, uma jornada elaborada com base na identidade e cultura do povo nordestino do nosso Brasil.

  • Você gosta de ouvir músicas enquanto navega na internet? Fique esperto(a) porque nossa guardiã irá começar sua jornada apresentando um convite. Para obter uma experiência com som jogue no seu computador desktop no navegador Chrome.
  • Nesse jogo você será recompensado com até 04 amuletos, que representam elementos que só existem na Caatinga, fique atento(a)!
  • Ao final do diálogo com a guardiã, você receberá o reconhecimento de toda aprendizagem recebida durante sua jornada no jogo, um certificado de novo (a) guardião (ã) da Caatinga e se tornará um (a) parceiro (a) da nossa personagem principal.

Você está preparado (a) para um jogo cheio de descobertas e cultura? O tem estimado de duração do jogo é de 10 minutos.

Saiba +Caatinga

Conheça nossa curadoria de materiais da Caatinga, como filmes, podcast, livros, documentários e diversos outros conteúdos.

Livros e podcasts

Vídeos, filmes e música

Matérias e reportagens

Artigos, relatórios
e documentos

Unidades de conservação

Em julho de 2000, foi instituída o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) pela lei 9.985, que regulamenta e estabelece um conjunto de diretrizes e procedimentos oficiais para a preservação ambiental no país, e que possibilita nas esferas governamentais federal, estadual e municipal e à iniciativa privada a criação, implantação e gestão de unidades de conservação (UC).

São objetivos do SNUC:

1

Contribuir para a conservação das variedades de espécies biológicas e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais

2

Proteger as espécies ameaçadas de extinção;

3

Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;

4

Promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;

5

Promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento;

6

Proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica;

7

Proteger as características relevantes de natureza geológica, morfológica, geomorfológica, espeleológica, arqueológica, paleontológica e cultural;

8

Recuperar ou restaurar ecossistemas degradados;

9

Proporcionar meio e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;

10

Valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica;

11

Favorecer condições e promover a educação e a interpretação ambiental e a recreação em contato com a natureza; e

12

Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

GUIA DE APRENDIZAGEM COMPLETO

Faça o download do nosso guia de aprendizagem completo contendo as etapas de construção do jogo, manual do jogo, saiba + Caatinga e unidades de conservação.

Parceria estratégica

Para o desenvolvimento dos conteúdos, o CIEDS estabeleceu parceria estratégica com a Embrapa Meio Norte onde já há produção de conhecimento de excelência com pesquisas inovadoras sobre o bioma da Caatinga, bem como de produção de conteúdos de educação ambiental e de apoio para escolas públicas.

IMPACTANDO ODS

O Educaatinga atua diretamente em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por meio da mobilização de jovens estudantes acerca da conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais da Caatinga para geração de renda, competências trabalhadas principalmente no jogo, é possível identificar que o Educaatinga impacta principalmente na ODS 11 e ODS 15.

Cidades e comunidades
sustentáveis

Vida terrestre

Educação e qualidade

Educaatinga

Vamos conversar

Seja bem-vinde!

Este é um um espaço para você avaliar o projeto, fazer suas considerações, elogios, sugestões e reclamações. Fala que a gente te escuta!